Plantas ornamentais: 15 dicas e ideias que você vai querer usar no seu ambiente



As flores e plantas podem ser grandes aliados na decoração de ambientes, além de trazer um toque de natureza para os mais diversos cômodos da casa. Um detalhe importante é aprender a cuidar de cada espécie que você traz para o seu lar. Assim elas sobreviverão felizes e verdes por mais tempo. No Brasil, devido ao clima tropical, criar plantas ornamentais em casa pode ser um desafio. Por isso, fique atento à incidência de sol e de ventos no local onde elas serão plantadas e observe as características do clima tropical, como as variações climáticas, para que as suas plantas fiquem saudáveis por mais tempo. Fique atento também à quantidade de água necessária em casa espécie, além de requerimentos como adubo e poda.

São diversos os tipos de plantas ornamentais disponíveis, entre elas as palmeiras, herbáceas, trepadeiras, bromélias, orquídeas, entre diversas outras. Elementos como a textura, cores e as folhagens podem trazer características interessantes para a decoração dos ambientes e podem fazer com que certa espécie seja mais indicada para determinado espaço. Além da questão estética, ter plantas em casa também pode ser uma estratégia interessante para deixar o ar sempre puro. Por todos estes motivos, ter plantas em casa, seja em ambientes internos, como nos jardins de inverno, quanto nos locais com maior incidência de sol, como nos jardins e muros, é uma forma ecológica e relativamente barata de trazer alegria e cores para o seu lar. Não se esqueça que você pode contar com a ajuda de um arquiteto paisagista para te ajudar a planejar o ambiente que você deseja.

Acompanhe este livro de ideias para saber como começar a inserir as plantas ornamentais na sua decor hoje mesmo.

1. Plantas ornamentais para interiores

CASA JARDIM EUROPA

CSDA ARQUITETURA E INTERIORESSOLICITAR ORÇAMENTO

Essa sala de estar possui um estilo bucólico, com longas janelas e portas de vidro com vista para o quintal. Por isso trazer as plantas para dentro de casa deixou o espaço ainda mais charmoso e convidativo. O mobiliário em cores mais neutras, assim como a cor escolhida para o revestimento das paredes, contrasta de forma elegante com as cores das plantas. Tudo isso valoriza o ambiente em estilo moderno com toques campestres.

2. Criatividade na disposição das plantas

VARANDA VILA NOVA CONCEIÇÃO.SÃO PAULO.BRASIL

LÍNEA PAISAGISMO.CLAUDIA MUÑOZSOLICITAR ORÇAMENTO

Nesta apartamento, o morador optou por usar diversos vasos pequenos de plantas, que tornaram o ambiente com um aspecto criativo e interessante. As cor plantas e flores trouxeram verde para dentro de casa, em um espaço que possui móveis feitos com materiais naturais, trazendo um clima de natureza para o local.

Ad

G.F Studio Design2 comentáriosDesigners de interiores e decoradoresBalneário Camboriú
MOSTRAR PERFILAd
Maria Claudia Faro2 comentáriosArquitetosrio de janeiro
MOSTRAR PERFIL

3. Plantas ornamentais para vasos